viernes, 20 de agosto de 2010
O Santo e a Porca, Ariano Suassuna.
O Santo e a Porca é uma obra teatral, do gênero comédia, escrita pelo escritor Ariano Suassuna em 1957, abordando o tema da avareza. É uma comédia em três atos. Aproxima-se da literatura de cordel e dos folguedos populares do Nordeste. Na trama, Suassuna narra a história de um velho avarento conhecido por Euricão Árabe. Ele é devoto de Santo Antônio e esconde em sua casa uma porca cheia de dinheiro. Muito divertida, a história mistura o religioso e o profano.
Suscribirse a:
Enviar comentarios (Atom)
Simplesmente amei a peça do Suassuna!Ralmente existem pessoas como ele?Quanto sofrer para guardar dinheiro e, no final, não valeu nem um centavo de sua avarenta e horrível existência!
ResponderEliminarMeu personagem favorito é a Caroba - inteligente, perspicaz, maquinou toda a trama que envolveu cada um dos personagens.
A peça é engraçada do começo ao fim!
O final é surpreendente para Euricão e para o leitor também que ,no meu caso, cheguei a sentir pena dele, pela doença da qual sofre e pela humilhação pela qual passou.Contudo, ele aprenderá, depois de tudo, que os valores nos quais acreditava são insignificantes diante da fé ou comparada a ela, que ele mesmo professava por Santo Antonio.Ele só necessitará "dar um tempo".
Dinheiro traz felicidade ou enfermidade? Vaidade ou necessidades? Para Euricão tudo isso e...